#htmlcaption1 Deus, força e luz O evangelho ensinado e vivenciado ha 99 anos

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Egoismo a chaga da humanidade.

Resultado de imagem para egoismo
A nossa conversa de hoje será sobre o tema: Egoísmo.
No Evangelho Segundo Espiritismo no capitulo 11, “ Amar o próximo como a si mesmo”.
O Egoísmo, pag. 182.
- Emmanuel nos diz.
- O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta.
- Ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos.
- O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem.
- Digo: coragem, porque dela muito mais necessita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros.
- Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno.
- É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens. Jesus vos deu o exemplo da caridade e Pôncio Pilatos o do egoísmo, pois, quando o primeiro, o Justo, vai percorrer as santas estações do seu martírio, o outro lava as mãos, dizendo: “Que me importa! ” Animou-se a dizer aos judeus: “Este homem é justo, por que o quereis crucificar? ” Entretanto, deixa que o conduzam ao suplício.
- É a esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, à invasão do coração humano por essa chaga moral que se deve atribuir o fato de não haver ainda o Cristianismo desempenhado por completo a sua missão.
- Cabem a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrouços que lhe embaraçam a marcha.
- Expulsai da Terra o egoísmo para que ela possa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a Humanidade envergar sua veste viril, para o que cumpre que primeiramente o expilais dos vossos corações.
– Emmanuel. (Paris, 1861.).

A Epidemia do Egoísmo: Dentro de casa, no trabalho, em todas nossas relações pessoais; quando cada um só pensa em cuidar de si, quem vai pensar em cuidar dos outros?
Gosto de entender a alma das palavras, então vamos aprender o significado de duas palavras tão presentes no nosso cotidiano.
EGOÍSMO vem do latim EGO, ou seja, EU, e ISMO significa atração por. Portanto, egoísmo é ter atração por si mesmo.
Por egoísta entendemos ser aquele que só pensa em si, vive para si mesmo, não tem interesse, vontade ou maturidade para entender que o mundo é feito de relações, idas e vindas, caminho de mão dupla, além de mim existe o OUTRO!!!
EGOCENTRISMO: ego significa Eu e "centrum", ou centro, quer dizer que é o lugar principal, "centro das atenções, centro das referências", assim o egocêntrico é aquele que acha ser ele o "centro de tudo", e que tudo tem que girar em torno de si.

EGOÍSMO: ALGO QUE JÁ FEZ PARTE DA NATUREZA? 
Uma das maiores discussões sobre não só o ser humano, já que o egoísmo existe em outros animais, se faz quando cientistas afirmam que o egoísmo é uma necessidade evolutiva, afinal todos já ouvimos falar no tal "instinto de sobrevivência".

Um livro muito polêmico cujo título é "O gene egoísta" foi escrito por um famoso geneticista, em que afirma que os covardes é que são evoluídos e um dos exemplos que dá é o famoso naufrágio do Titanic, onde por falta de barcos salvavidas, deu-se prioridade às crianças e mulheres.

Só que marinheiros e passageiros se vestiam com roupas femininas para se salvar. Dentro da perspectiva desses cientistas, "heróis" são burros e incompetentes, pois contrariam a lei mais básica do instinto humano: perdem suas vidas para salvar a vida de outros, por uma causa, por um ideal.

Queria ver como estes senhores enquadrariam Jesus Cristo, Ghandi, Tiradentes e outros tantos ídolos e heróis que os "pobres mortais" temos necessidade de seguir exemplos, imortalizar suas vidas.

EGOÍSMO NO MUNDO ANIMAL E EM SERES HUMANOS SUBMETIDOS À SITUAÇÕES EXTREMAS:
Sim, o egoísmo é uma atitude natural e existe em graus variados (desde o grau mínimo até os "doentios").

Todos nós temos tendência ao egoísmo. Uma das experiências com chimpanzés
Mas tem um outro exemplo com humanos. Sarajevo é a capital de um país chamado Bósnia-Herzegovina, um dos países que formavam a antiga Iugoslávia, e onde houve terrível guerra civil, com atrocidades do tipo cristão matando muçulmano e vice-versa, sérvios matando bósnios, enfim, nos anos 90 em plena Europa, uma guerra étnica (povos contra povos, religião versus religião) fez com que vizinhos de décadas se tornassem inimigos e se matassem sem dó, incluindo crianças, mulheres e idosos.
Pois bem, os sérvios cercaram a cidade de Sarajevo por meses, impedindo a entrada de água e comida, o que fez com que milhares morressem de fome e sede.
Mas chamou a atenção dos soldados da ONU, que entraram com os primeiros caminhões com água e comida, o fato de que diante de tanta fome e sede pais, avós, enfim, todos correram para o alimento, pisoteando os próprios filhos, parentes, idosos, grávidas.
Não havia dó, pena, educação, prioridade; apenas o instinto EGOÍSTA de sobrevivência!!!

Pesquisadores, então, mostravam que por solidariedade, generosidade, enfim, o ALTRUÍSMO é uma característica humana e que permitiu nossa evolução, vida em sociedade, progressos sociais, humanísticos, artísticos e científicos.

ALTRUÍSMO: O CONTRÁRIO DE EGOÍSMO, SINAL DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.

Voltando à alma das palavras, ALTRUÍSMO vem de "ÁLTER" ou outro em latim, e "ISMO" significa como vimos, atração ou ir em direção à alguma coisa. Portanto, ALTRUÍSTA é aquela que pensa no outro, que busca ajudar os outros, se interessa e quer ver o outro (por exemplo, filhos, familiares, amigos, colegas de trabalho, etc) vivendo em paz, feliz, partilhando o bem-estar de forma igualitária, fraterna.

Sim, meus amigos, os ALTRUÍSTAS (por favor, nunca esqueçam essa palavra e o que ela representa) são aqueles que tornam o mundo melhor, são aqueles que são mais evoluídos espiritualmente! Um só exemplo: Jesus Cristo!!! E ponto final.

ALGUMAS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR: 
Porque a maioria dos políticos, dos empresários, dos nossos líderes em geral é tão EGOÍSTAS?

Será que o poder é uma doença que apodrece pela vaidade, ambição e inveja aqueles que nos lideram?

Quando seremos guiados pelos verdadeiros líderes, altruístas, humildes, sábios e generosos?

ESSA ÚLTIMA PERGUNTA É PARA CADA UM DE NÓS: 

Seu coração mente e alma estão invadidos pelo egoísmo ou altruísmo?

SEJA VOCÊ MESMO O CONSTRUTOR DE UM NOVO TEMPO!

Repense suas relações com o seu semelhante, divida o que te sobra: comida, bens, talento.

Desapegue desse vício terrível que é ter cada vez mais, dinheiro, poder.
Creiam, tudo na vida é transitório, tudo passa, tudo se transforma.
O que adianta tanta riqueza material, se a miséria invade sua TV, os semáforos, as ruas.
É hora de rever o sentido de sua vida, pois "egoístas doentios" costumam morrer da pior doença, a solidão!

Para finalizar vou contar uma lenda breve;
Certo dia andava pela beira mar um mestre e seu discípulo, quando de longe o mestre avistou um escorpião se afogando e o monge correu até o escorpião e o salvou, eis que o mesmo o picou sua mão, e o discípulo disse a seu mestre: mas mestre o Senhor não sabe que é da natureza do escorpião picar?
E o mestre respondeu: Mas você não sabe que a minha natureza é de ajudar!

Ana Catharina Pessoa
C E Perseverança no bem 


0 comentários:

Postar um comentário